Internamente podem surgir borras que ocasionam entupimento e travamento do motor, quando forem sugadas pelo pescador de óleo localizado no cárter e direcionadas para dutos de condução do óleo para lubrificação do motor.
Os motivos mais comuns para surgimento de borras são:
Utilização de óleo com especificação inferior ao recomendado pelo fabricante, gerando oxidação precoce do lubrificante;
Combustíveis adulterados, pois normalmente subprodutos da queima de combustível contaminam o óleo do motor, mas se o combustível for adulterado com produto que contenha algum composto de resina pode ocorrer a formação de borra no cárter.
Óleo do motor
Além de lubrificar, o que reduz o atrito e diminui o desgaste doscomponentes internos do motor, o óleo do motor atua refrigerando, evitando a fusão interna do motore transmitindo energia mecânica.
Correia dentada
Utilizada em maioria dos motores, a correia sincronizadora (ou dentada) fica protegida por uma capa, não sendo possível examiná-la fora da oficina. Sua troca ocorre pelo período de uso especificado pelo fabricante.
A corrente de comando tem a mesma função da correia dentada, porém sua vida útil, seu material e seu custo para troca são diferentes, sua troca ocorre com 100.000 km ou mais, pois é composta de aço, lubrificado pelo óleo do motor. Os veículos com corrente de comando também utilizam correias para funcionamento do Ar-Condicionado, da Direção Hidráulica, do Alternador e de outros componentes.
A correia dentada e a corrente de comando mantêm o sincronismo entre a árvore de manivelas e o eixo do comando de válvulas, se quebrarem, podem causar sérios danos às válvulas e até pistões.
Informe-se no manual do proprietário do veículo sobre o intervalo de troca e siga-o rigorosamente, lembrando-se da necessidade da troca dos esticadores das correias. A manutenção nos itens citados deverá ser sempre realizada por um técnico e com ferramentas apropriadas para o correto sincronismo do motor.
Filtro de ar
Verifique periodicamente, se estiver muito sujo, deve ser substituído para não prejudicar o desempenho do veículo e aumentar o consumo de combustível. Tipo de manutenção rápida, fácil e barata. A Razão para substituir o filtro de ar é muito simples, o fluxo de ar auxilia o motor a funcionar com melhor performance, sem exigir muito desgaste. O ideal é que o sistema de filtragem do ar seja substituído a cada ano, mas o tempo de troca depende da utilização do veículo. Quanto mais usado for o veículo, menor o prazo de troca do filtro.